top of page

Amor perdido: como procurar ajuda

O amor perdido e o fim de um relacionamento amoroso pode ser uma ferida profunda em nossa autoestima.


Podemos nos perguntar "por que isso aconteceu comigo?". Ou "como é possível que ele tenha me deixado?". Ou ter dúvidas sobre o fato de ser amado por alguém: “se ele me deixou é que não sei como me relacionar” .


A reação mais frequente quando se termina um relacionamento que já dura algum tempo é a descrença. Parece impossível que a pessoa que amamos e com quem compartilhamos tantos momentos e nosso melhor (e pior) lado não nos queira mais.


A dor associada ao fim de um amor pode ser muito intensa e levar muito tempo para sarar. Além disso, em alguns casos, o fim de um amor é experimentado como inaceitável porque estabelecemos uma verdadeira relação de dependência usando o outro como “muleta” que nos ajudou a manter o nossa relação.


Mas como podemos fazer para processar essa perda que representa uma dor real em nossa vida?

Como conseguir ajuda por causa de um amor perdido


Nem é preciso dizer que não seremos capazes de eliminar completamente a dor de terminar um amor perdido, mas pelo menos podemos tomar algumas medidas que podem nos ajudar e apoiar no caminho para processar a perda e retomar nossa vida.


Ao fazer terapia, você será capaz de contornar isso de forma menos dolorosa. Por isso, vamos falar dos benefícios de fazer terapia no fim de um relacionamento.

Expressar suas emoções


Expressar emoções nos ajuda a moldá-las e torná-las mais toleráveis. Você pode expressá-los com um amigo ou mesmo consigo mesmo, escrevendo em um diário.


Você também pode decidir escrever imaginando escrever uma carta para o seu ex, na qual irá escrever as emoções que sente sobre o fim do seu relacionamento (por exemplo, raiva, tristeza, etc.). Porém, com a terapia você terá uma ajuda qualificada.


Não negar o sofrimento


Para superar um trauma vinculado à perda de um relacionamento importante, é preciso mergulhar no sofrimento. Se você escapar completamente do sofrimento, dificilmente será capaz de superá-lo, ele ficará preso em alguma parte de sua mente e corpo.


Cultivar o bem-estar psicológico


Se sabemos que o sofrimento é normal com um amor perdido, às vezes acontece que nossa mente entra em um loop pensando e repensando o passado e comparando-o com o presente.


Ou voltando ao passado como se você quisesse mudar aquilo, ou ainda ir para o futuro pela imagem do que poderia ter sido e o que não será.


Um primeiro passo é tomar consciência dessas divagações da mente. Um segundo passo é decidir onde colocar a atenção, ou se continuamos imaginando ou se saímos da máquina do tempo.


Além da terapia, praticar meditação pode ajudá-lo a ter mais consciência do que está acontecendo dentro de você, para ser capaz de escolher como fazer sua mente funcionar.


Estabelecer novas metas


O fim de um relacionamento e o amor perdido podem mudar significativamente nossos hábitos e atrapalhar nossos planos. Então, acima de tudo, pode ser hora de repensar como redirecionar sua vida.


E, por fim, busque se aproximar das pessoas que o ama de verdade.


Posts recentes

Ver tudo

Resguardado a proteção de textos, desenhos, imagens e layout, conforme Lei nº 9,610/98 (Lei de Direitos Autorais), Lei 13.243/16 (Lei de Inovação), Lei 13.709/09 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), bem como nas demais leis, regulamentos e normas vigente.

002.png
bottom of page